Senepol da Koelpe

Galeria de Fotos da SenepolDentro do ramo pecuário, as atividades iniciaram com a engorda de bois e vacas no período de inverno, em pastagens de aveia e azevém, semeadas nas áreas agrícolas. Era uma atividade muito comum no Sul do Brasil, os chamados “invernistas”. Compravam-se bois e vacas magras no início do outono e vendiam os animais gordos na entrada da primavera, para liberar as áreas para plantio de soja.

Devido à baixa oferta de animais de qualidade, surgiu a idéia de iniciarmos a atividade de cria, sendo assim no ano 2000 foi montada uma estrutura para cria na Fazenda Rincão, no município de Piraí do Sul – PR. Inicialmente foram compradas vacas cruzadas e vacas puras da raça Canchim.

Desde o início, a fazenda trabalhava com inseminação artificial, desta maneira foi fácil testar vários cruzamentos buscando um animal rústico, precoce e com alto desempenho em ganho de peso. Foi utilizado, entre outras, as raças Aberdeen Angus, Red Angus, Canchim, Brangus, Bonsmara, Simental e Caracu. Todas tiveram resultados satisfatórios em ganho de peso, mas na reposição de matrizes os resultados de fertilidade não agradavam muito, além da falta de rusticidade nos animais.

Em 2004, por orientação do médico veterinário Sebastião Madureira, foram compradas algumas doses da, até então desconhecida, raça Senepol. Já no nascimento dos primeiros produtos, os animais chamavam a atenção. Depois de observar os resultados das matrizes ½ sangue Senepol, chegamos à conclusão que realmente a raça era diferente. Assim aumentamos a participação da raça nas inseminações realizadas, hoje 100% da IA das propriedades são feitas com Senepol, esse foi o embrião da SENEPOL DA KOELPE.

Com sangue Senepol nos animais, conseguimos melhorar muito nossos índices zootécnicos. Temos uma taxa de prenhez de 92%, nossa reposição de matrizes é 100% com fêmeas Senepol que tem o primeiro parto antes dos 24 meses de idade. Cerca de 45% dos machos desmamados são abatidos com 15-16@, com no máximo 15 meses de idade, somente a pasto.

Em 2009, após trocas de informações com o criador de Senepol, e parceiro Alaor de Souza Taques Filho, foram adquiridos os primeiros animais POI. Assim iniciamos a multiplicação dos animais puros através de técnicas de TE e FIV.

Possuímos 600 matrizes em ciclo completo registradas S1, S2, PC, PO e POI.

Todo o nosso rebanho é avaliado pelo programa Embrapa Geneplus. Os acasalamentos são dirigidos utilizando os dados do programa e avaliações internas nas propriedades. Procurando sempre o melhoramento genético da raça.

Todo ano, a fim de mensurar o nosso trabalho, participamos de provas de avaliações, como o Centro de Performance da CRV Lagoa, no qual já obtivemos vários resultados excelentes. Na edição 2015, enviamos 2 machos, sendo que obtivemos o 2° e 4° colocados nessa prova. O touro Fênix da Koelpe, foi contratado para coleta de sêmen pela central CRV Lagoa.

Hoje o foco principal da SENEPOL DA KOELPE, é a produção de animais exclusivamente a pasto, rústicos e produtivos, para atender as necessidades dos nossos clientes.

Temos clientes de touros e matrizes em todo o estado do Paraná, além de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Acre, Rondônia.

Associação Brasileira de Senepol GENE Plus Senepol a Campo